TRATAMENTO PARA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA COM IBOGAÍNA EM SP

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COMUNIDADE TERAPÊUTICA E CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO / REABILITAÇÃO ? QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS ??

Qual a Diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação / reabilitação, saiba agora e descubra qual é o melhor tratamento para dependentes químicos de todos os tempos com 72,2% de eficácia

É comum que um familiar de um dependente químico já tenha ouvido falar desses dois termos. E mesmo que tenham a mesma finalidade e apesar de serem parecidos, com propostas semelhantes, não são a mesma coisa. Sabendo disso, você saberia dizer qual a diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação? Então continue lendo que nós vamos te explicar.


Mas antes de saber a diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação, vou mostrar um pouco sobre as semelhanças, as características que elas têm em comum.
Qualquer uma, sendo a clínica de recuperação quanto a comunidade terapêutica tem como finalidade e objetivo auxiliar o dependente químico e/ou alcoólico a abandonar o vício. Ou seja, se libertar da verdadeira escravidão que os dois problemas causam à pessoa que se submetem a eles que com o tempo sem perceber perde o controle desse uso.


Tanto uma como a outra contam com pelo menos um profissional técnico responsável, com nível superior, legalmente habilitado. Também devem ser regularizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão governamental vinculado ao Ministério da Saúde, responsável pelo controle sanitário de todos os produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.

Algo bem comum que podemos observar entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação é que elas se baseiam em um programa de tratamento. E para entrar neste programa de tratamento, é feita uma avaliação que, em geral, na comunidade terapêutica é chamada de entrevista. Por outro lado, na clínica de recuperação é chamada de triagem. Os nomes podem ser diferentes, mas têm o mesmo propósito que é colher informações para daí então saber qual o melhor programa de tratamento para cada paciente.

Confira também:

E qual o melhor método para se tratar a dependência química hoje em dia? Sem dúvidas é o que está no link abaixo:

TRATAMENTO COM IBOGAÍNA 72,2% DE EFICÁCIA COMPROVADO CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS…

Então qual a real diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras?

Primeiro falamos sobre algumas semelhanças, e agora mostraremos a diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação logo a seguir.

O que é a comunidade terapêutica?

As CT´s que significam comunidade terapêutica, trata-se de um ambiente mais parecido com um lar, algo mais aconchegante e receptivo. No início desse post citamos que a comunidade terapêutica e a clínica de recuperação precisam de pelo menos um profissional técnico responsável, com nível superior e legalmente habilitado. No caso da primeira, também é necessário mais um profissional com as mesmas qualificações como substituto.
Uma comunidade terapêutica tem um foco mais psicossocial, trabalhando com grupos de autoajuda. Algumas comunidades terapêuticas também trabalham a espiritualidade, realizando reuniões religiosas.
O tempo de acolhimento da comunidade terapêutica varia de 6 a 9 meses, dependendo muito de cada caso.

O que é clínica de recuperação?

Já a clínica de recuperação tem um aspecto mais hospitalar. Pois além dos médicos profissionais, lá também se administra medicações com receita médica se necessário. E ao contrário da comunidade terapêutica, conta com muitos outros profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares de enfermagem, entre outros.
Em geral, a clínica de recuperação possui um espaço maior do que a comunidade terapêutica. Esse espaço mais amplo se torna necessário devido ao tratamento ser diferenciado e contar com maior número de profissionais.


A internação e seu tempo para tratamento também variam muito, está de acordo com a necessidade do paciente, porém é importante que esse tempo de internação não prejudique seu convívio em sociedade. Mas assim como na comunidade terapêutica, depende muito de cada situação, de cada paciente.
Porém, a clínica de recuperação também possui um ambiente familiar e conta com um serviço terapêutico e um trabalho social, de autoajuda entre os pacientes.


Então chegando até aqui, podemos dizer que a principal diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação é que a Comunidade Terapêutica normalmente costuma aceitar casos “menos graves” de dependência química e/ou alcoolismo com internações geralmente voluntárias. Já no caso da clínica de tratamento e recuperação, aceitam também internações involuntárias e casos mais graves de dependência química (álcool e/ou drogas) e possui uma estrutura um pouco mais completa, abordando tanto a saúde mental quanto a saúde física.

Se tiver dúvidas entre contato conosco para conhecer um pouco mais dos nossos serviços e estrutura. Será um prazer para nós falar com você!
Resgate 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!